U

m

a

a

r

t

i

s

t

a

m

u

l

t

i

f

a

c

e

t

a

d

a

Ela domina a articulação. Suas inflexões estão cheias de toques sutís e achados imprevistos.......Do guarani ao guaraná. Da guarânia à música contemporânea. Do bom tom ao atonal.
"Cunhataiporã contemporânea, do fim do século XX, voz e craviola, Tetê colibrisa." 
"Augusto de Campos"

Discografia 

 

1.Tetê e o Lírio Selvagem(LP/1978)

2.Piraretã(LP/1980)  

3.Londrina(CP/1981)           

4.Pássaros na Garganta(LP/1982)   

5.Escrito nas estrelas(LP/1985)

6.Gaiola(LP/1986)  

7.Ouvir(LP/1991)   

8.Só Tetê(CD/1993)       

9.Canção do Amor(CD/1996)     

10.Ouvir/Birds(CD/1997)     

11.Anahí(CD/1999)       

12.Vozvoixvoice(CD/2001)  

13.Fiandeiras do Pantanal(CD/2003)

14.Zencinema(CD/2005)      

15.Evaporar(CD/2008)  

16.Babeleyes(CD/2010) 

17. Asas do Etéreo- ALBUM ( CD/2014) 

18. Pássaros na Garganta- ALBUM (CD/2014)

19.Outro Lugar (CD/2017)

A cantora, compositora e instrumentista, ícone da MPB, ao longo de quase 40 anos de carreira ganhou inúmeros prêmios por parte da crítica com um trabalho voltado para a experimentação e recriação do universo ecológico brasileiro. Gravou mais de 16 discos e fez inúmeros shows pelo Brasil e Exterior.

Inicia gravando pela Polygram 2 LPs:

Tetê e o Lírio Selvagem(1978) e  Piraretã(1980) 

Em 1981 participa do Festival Shell / Rede Globo defendendo a valsa de Arrigo Barnabé, gravada posteriormente de forma independente no formato Compacto Duplo: Londrina (1981)              

 

Foi aclamada com o Prêmio Revelação da Associação de Críticos Paulistas/ 1982. Inovadora, foi a primeira artista nacional a apresentar um trabalho acústico, Tetê Acústica /1982, com uma apresentação histórica no Teatro Municipal de SP.

 

"Pássaros na Garganta"(Som da Gente,82). Esse trabalho original (cujo nome foi uma homenagem feita pelo poeta Augusto de Campos) com colagens de sons naturais e uma gravação na Gruta do lago azul, deu-lhe o prêmio da APCA.Tetê ...ACUSTICA (82). Show no teatro Municipal sem nenhuma amplificação.Com um quarteto de cordas Duo Fel, Papavento(sopros) e percussões. Tetê cantou em duas sessões para 2000 pessoas. Circuito Nacional shows de lançamento.

 

Tetê vence, em 1985 o "Festival dos Festivais"da Rede Globo com a canção "Escrito nas Estrelas", que bateu recordes de execução e vendagem, dando-lhe o disco de ouro.

 

"Gaiola"(Polygram,86) com o hit "Na Chapada"(dueto com Ney Matogrosso). Circuito Nacional de shows de lançamento.

Como atriz, Tetê atuou nos filmes “MÔNICA E A SEREIA DO RIO"(de Maurício de Souza) dirigido por Walter Hugo Khoury.  E no curta "CARAMUJO-FLOR", de Joel Pizzini onde participa também como compositora musicando dois poemas do poeta MANOEL DE BARROS, o Poema da lesma e Boca.

 

Como representante brasileira, participa do Festival "The Concert Voice", em Roma (88).

Em 89, canta no "New Morning"(Paris) e no Festival de Jazz da Bélgica, acompanhada pelo DUOFEL,violonistas que formavam na época um afinado trio com Tetê.

 

Com uma bolsa da Fundação Vitae, desenvolve projeto sobre a instrumentalidade da voz humana e a musicalidade dos pássaros da Amazônia e do Pantanal, resultando no disco "Ouvir"(Luzazul 91). Agora lançado em CD OUVIR/BIRDS, em vários países da Europa. Circuito Nacional shows de lançamento.

 

 

Lança o CD interpretativo "Só Tetê" (Camerati/93), que traz de Djavan a Tom Jobim, entre outros compositores mais novos. Circuito Nacional shows de lançamento.

 

"CANÇÃO DO AMOR" (Luzazul/Movieplay) onde comemora 20 anos do encontro com sua craviola,um instrumento de 12 cordas idealizado por Paulinho Nogueira.Nesse cd regrava todos os seus sucessos entre os eles Vida cigana ,Quiquiô ,Gata vadia e Escrito nas estrelas. Circuito Nacional shows de lançamento.

 

 

"ANAHÍ" (Luzazul/Dabliú) CD gravado ao vivo com sua irmã Alzira Espíndola. Um momento especial em que dedicam seus dons de artistas aos clássicos do cancioneiro genuinamente sertanejo, de forma paralela às suas carreiras solo. Tetê à craviola e Alzira alternando-se aos violões de seis e doze cordas. O repertório traz essas pérolas com arranjos vocais elaborados e cheios de personalidade. Entre elas: "Chalana", "Meu Primeiro Amor", "India", "Galopera", "Serra da Boa Esperança", "Ciriema", "Sertaneja" e "Mercedita". Circuito Nacional shows de lançamento.

 

 

"VOZVOIXVOICE"(Luzazul/MCD)"Um caleidoscópio musical de línguas e timbres da cantora que aprendeu à cantar com os passaros do Pantanal e da Amazônia"

Gravado em Paris, música e arranjos de PHILIPPE KADOSCH onde a voz é um instrumento emitindo os sons da natureza. Circuito Nacional shows de lançamento.

 

Esse CD já foi lançado em São Paulo (2001) numa performance dirigida por Gringo Cardia na CASA DAS ROSAS e depois seguiu para Portugal e Alemanha.

 

 Em 2002 participa do   CD “O Mestre Leo Peracchi e a Jazz Sinfônica “ canções de Tom e Vinicius gravado ao vivo no Sesc Pompéia.Onde participam também outras grandes cantoras como Na Ozetti, Mônica Salmaso, Vânia Bastos, Jane Duboc Celine Imbert e Myriam Peracchi.Com muitas apresentações na Sala São Paulo Festival de Inverno de Campos de Jordão e outros.

 

 

“ FIANDEIRAS DO PANTANAL” (LuzAzul) 2002

A escritora e poetisa Raquel Naveira, professora afiada nas artes das letras, concebeu originalmente o projeto de leitura de seus poemas com músicas pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do MS. Fruto de um antigo sonho, convidou Tetê Espíndola e sua craviola para executar e realizar "Fiandeiras do Pantanal", que agora chega ao CD através do selo independente LuzAzul, da cantora. Circuito Nacionalshows de lançamento.

ZENCINEMA – LuzAzul / Trama 2005- Circuito Nacional shows de lançamento.

Show Lançamento do CD “Zencinema “, com gravação de DVD no Sesc Vila Mariana.em São Paulo, junho de 2005

Show Lançamento do CD “Zencinema “, com gravação de DVD no Teatro Baden Powell no Rio de Janeiro. Julho de 2005

Show Lançamento do CD “Zencinema “, em João Pessoa – Praça Pública maio de 2005

Show Lançamento do CD “Zencinema “, em Sesc Araraquara – Praça Pública julho de 2005

Show Lançamento do CD “Zencinema “, em Sesc Interlagos – agosto de 2005

Show Lançamento do CD “Zencinema “, em Livraia Cultura / Fnac Paulista/ Fnac Campinas –setembro de 2005

Shows de Lançamento do CD “VozVoixVoice “ pela gravadora francesa Nocturne em Paris – dezembro de 2005

Caffe Satelite

China Club

Concerts
16 & 17 décembre 2005: Paris, China Club
21h30 - 2 sets China Club
Elle sera accompagnée par: Violoncelle : Mimi Sunnerstam Flûte : Lena Pessot
Percussions : Sandro Moreno Sampler : Philippe Kadosch
Pour plus de renseignements : www.artmoderneprod.com
Tel : 04.95.04.30.28 artmoderne-production@wanadoo.fr . Disque: www.nocturne.fr
China Club - 50 ruede Charenton 75012 Paris - Métro Ledru Rollin

Teatro do Centro Cultural de Arcueil - Anis Gras

L’Etage Café

 

Gravação em Paris do CD BABELEYES do compositor francês Philippe Kadosch para lançamento no mercado europeu.

EXPEDIÇÃO ÁGUA DOS MATOS -2006- Realiza a 1a expedição Agua dos Matos para a região Centro Oeste descendo de chalana os rios Cuiabá e Paraguai. Patrocínio Natura. Apoio Eletrobras.

O Projeto “A Água dos Matos” aconteceu com a finalidade levar a música e a arte ao alcance das populações ribeirinhas’, com shows na chalana através do rio Cuiabá, rio Paraguai e seus braços.   

Objetivou também dar a dimensão de integração cultural e regional de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Levou oficinas, com pessoal especializado, proporcionando educação ambiental e oficinas de criação com os artistas.

Produziu e finaliza um documentário formato DVD com registro de todas as ações do projeto para ser distribuído a centros culturais e exibido no circuito cultural.

 

EM 2007- Produção conjunta de um espetáculo com a Orquestra Sinfônica de Campinas no projeto “Sinfonia Ecológica Brasileira”, realizando uma tournê por diversas capitais brasileiras e representando o Brasil em Havana-Cuba, no Fórum Internacional de Cultura, com grandes cenários e figurinos, dirigido por José Possi Neto.

 

Lançamento do CD EVAPORAR / Tetê Espíndola gravado ao vivo, mais recente trabalho onde reafirma proposta com o tema da ecologia, agora só com as composições de Tetê e alguns parceiros especiais.

 

2008- Produção turnê CD (EVAPORAR) pelo Brasil. Show em Brasília no projeto Recantos do Brasil representando o Pantanal juntamente com o Almir Sater.  Preparação para o lançamento do novo cd BABELEYES musique dês langues vierges – Tete Espindola chante Philippe Kadosch.

 

2009 - Produção da Turné do projeto Música Pantaneira, da tradição a renovação, pelo circuito da Caixa Cultural e Banco do Brasil, onde Tetê Espindola apresenta um leque da produção musical da região Centro-Oeste das raízes até o presente.

Produção para o espetáculo do programa oficial do Ano da França no Brasil com o projeto BABELEYES musique dês langues vierges – Tete Espindola chante Philippe Kadosch.

 

2010-  Produção Show Tetê e Alzira E em comemoração a 4ª edição do CD ANAHÍ

- Casa de Francisca; Gravação do programa SRº BRASIL / TV Cultura (Rolando Boldrin)

Produção Música Pantaneira (Tetê, Lucina, Jerry Espíndola e Alzira E) com banda;

Produção Show ANAHÍ (Tetê e Alzira E) para o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas de Tocantins Biêlandia/Filadélfia/TO.

Produção Show Tetê e Banda na Virada CulturalItanhaém/SP; Show Tetê e Banda na Virada Cultural-  São Vicente/SP

Produção Tetê e Banda na Virada Cultural de São Paulo: Casa das Rosas, Av. Paulista- SP

Produção Tourné Nacional - Shows Tetê e a Musica Pantaneira. Tetê Espíndola e Alzira- Show Anahí. Tetê Espindola- Show Banda e Acústico.

 

2011-  Produção Tetê Espíndola e Alzira E.SESSÃO MALDITA na Casa de Francisca; Produção Projeto BNB- Ceará; Produção Show Teatro Castro Alves - Salvador; Produção PROJETO MÚSICA NO CÂMPUS - Edição SBPC Cultural (Campus 2 da UFG) Goiânia/GO - Gravação

Produção participação programa ZOOMBIDO /Paulinho Moska, - canal Brasil/NET 66; Produção do show comemorativo 33 anos de trajetória: TOM JAZZ

Início de produção para gravação novo CD de Tetê Espíndola.

 

2012-  Produção do PROJETO [ALBUM] no Sesc Belenzinho com show baseado no LP " Pássaros na Garganta"; Turnê 33 anos de carreira em várias Unidades do SESI SP; Gravação e preparação do novo CD " Asas do Etéreo " e Remixagem do LP " Pássaros na Garganta" que compõem o ALBUM Tetê Espíndola com lançamento previsto no final de 2013 com o SELO SESC.

 

 

2013-  Gravação e preparação do novo CD "que compõem o ALBUM Tetê Espíndola com lançamento previsto para 2014.

 

2014/15 - Lançamento do ALBUM, com 2 CDs pelo Selo Sesc. Relançamento em CD de PÁSSAROS NA GARGANTA e lançamento do inédito ASAS DO ETÉREO ( Tetê com solistas como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Jacques Morelenbaum, Arrigo Barnabé entre outros ). Produção dos shows de lançamento do Album Duplo Tetê (Selo Sesc) em turnê nacional.

 

Em 2016 – Inicio da pesquisa do projeto  Cantando e Contando A Era dos Festivais, uma visão pessoal da artista reconstruindo sua história em paralelo a trajetória da MPB com músicas dos grandes festivais de 1960/90 que marcaram época, moldando os anseios e o imaginário de quem viveu aqueles momentos e influenciando a cultura nacional até os dias presentes.

Gravação de novo CD OUTRO LUGAR em andamento com músicas inéditas da compositora e parceiros. Lançamento 2017.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Twitter Basic Black
  • Black YouTube Icon